Novidades

ACOMPANHE A NUTRIBRAS
14 de setembro

Presidente da Nutribras se reúne com ministra da Agricultura

O presidente da Nutribras Alimentos, Paulo Cezar Lucion, acompanhou um grupo de representantes de frigoríficos brasileiros para reuniões importantes com a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Tereza Cristina e também com com o Secretário Especial de Previdência e Trabalho, Rogério Marinho.

A pauta do encontro realizado com a ministra em Brasília foi habilitar mais plantas frigoríficas para exportação de  proteína animal para novos mercados, em especial a China.
O gigante asiático é o maior produtor e consumidor de carne suína do mundo. No entanto, sofre atualmente com um surto de Peste Suína Africana (PSA), doença que já afetou outros países da Ásia e também do Leste Europeu.

A Peste Suína Africana é inofensiva para os humanos, porém é fatal para os animais, porque não tem vacina. 

Para tentar combater o avanço desenfreado da doença, os chineses estão fazendo o abate sanitário do plantel, resultando em um déficit expressivo na produção mundial de carne suína.

Com o surto da doença na China, aliado à guerra comercial entre China e EUA, o cenário é favorável para que o Brasil, quarto maior produtor e exportador de carne suína do mundo, amplie as exportações e intensifique ainda mais as relações com o gigante asiático.

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento intensificou a vigilância a fim de evitar a entrada da peste suína africana no Brasil, com a distribuição de material informativo sobre a doença. O objetivo é evitar que o vírus entre no país e afete a suinocultura brasileira. No Brasil, a PSA foi erradicada em 1984 e o país foi declarado área livre da doença.

Com o Secretário Especial de Previdência e Trabalho, Rogério Marinho, Lucion tratou sobre a reforma da previdência e as normas de trabalho específicas do setor frigorífico.